Formação Territorial

Brasil

O território do Brasil ocupa uma área de 8 514 876 km². Em virtude de sua extensão territorial, o Brasil é considerado um país continental por ocupar grande parte da América do Sul. O país se encontra em quinto lugar em tamanho de território.

A população brasileira está irregularmente distribuída, concentrando se no litoral, uma herança da colonização portuguesa voltada para a exploração.

Até o século XVI, o Brasil possuía apenas a área estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 por Portugal e Espanha. Esse tratado dividia as terras da América do Sul entre Portugal e Espanha.

O Brasil é um país que integra a América do Sul e apresenta extensão territorial de 8.514.876 km². É o quinto maior país do planeta, só é menor que os territórios da Rússia, Canadá, China e Estados Unidos.

No sentido leste-oeste, o Brasil apresenta 4.319,4 km de distância. Os extremos são a Serra Contamana, onde está localizada a nascente do rio Moa (AC), a oeste, com longitude de 73°59’32”, e a Ponta do Seixas (PB), a leste, com longitude 34°47’30”. Os extremos no sentido norte-sul apresentam 4.394,7 km de distância e são representados pelo Monte Caburaí (RR), ao norte do território, com latitude 5°16’20”, e Arroio Chuí (RS), ao sul, com latitude 33°45’03".


O território brasileiro está localizado, em sua totalidade, a oeste do meridiano de Greenwich, portanto sua área está situada no hemisfério ocidental. A linha do Equador passa no extremo norte do Brasil, fazendo com que 7% de seu território pertença ao hemisfério setentrional e 93% esteja localizado no hemisfério meridional. Cortado ao sul pelo trópico de Capricórnio, apresenta 92% do território na zona intertropical (entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio); os 8% restantes estão na zona temperada do sul (entre o trópico de Capricórnio e o círculo polar Antártico).


Responda:

1. Devido a extensão territorial brasileira, o Brasil é considerado um pais continente. Sendo o quarto maior pais em terras contínuas. Sobre os seus pontos extremos, sempre ouvimos falar que do norte ao sul seria do Oiapoque ao Chui, entretanto, essa expressão não é mais verdadeira, pois houve uma mudança. Explique –a

Assinale uma alternativa:

1) Em relação às características do território brasileiro, assinale a Opção INCORRETA :


a) O Brasil é um País com grande Extensão territorial.

b) O Brasil é considerado um 'País-Continente'.

c) O Brasil está Entre os cinco Maiores países do Mundo em área territorial.

d) O Brasil possui 8,5 Bilhões de km 2 e é um dos menores países do Mundo.

e) O Brasil é o quarto maior pais em terras continuas.

2) Com Extensão territorial de 8.514.876 quilômetros quadrados, o Território brasileiro ocupa 48% do subcontinente sul-americano. Sua grande dimensão e localização proporcionam fronteiras com quase todos os países da América do Sul. Marque a alternativa que indica as duas únicas nações sul-americanas que não fazem fronteira com o Brasil.

a) Argentina e Uruguai
b) Equador e Chile
c) Colômbia e Suriname
d) Chile e Panamá
e) Paraguai e Argentina

3) Marque a opção com o único hemisfério da Terra onde o Brasil não possui terras:

a-Hemisfério Oriental (Oeste de Greenwich)
b-Hemisfério Ocidental (Leste de Greenwich)
c-Hemisfério Meridional ( Sul do Equador)
d-Hemisfério Setentrional (Norte do Equador)

4) Marque a alternativa com o único oceano da Terra que banha as terras do Brasil:
a-Oceano Pacífico
b-Oceano Índico
c-Oceano glacial Ártico
d-Oceano Atlântico

1-D 2-B 3-B 4-D

PECUARIA

Sobre as atividades econômicas desenvolvidas no Brasil, não podemos esquescer de uma que foi fundamental, para a integração das ilhas econômicas que existiam, A Pecuária que promoveu a expansão territorial do povoamento para o interior, fato que contribuiu para fixação dos atuais contornos do território brasileiro
Para começarmos nossa viagem pelo Brasil colonial, vamos verificar que a primeira atividade econômica que se desenvolveu em nosso país foi a “economia do açúcar”, que começa pelo litoral do nordeste brasileiro.
A pecuária inicia com a mão-de-obra indígena. Os índios tiveram papel importante em relação à extensão da pecuária no interior do Brasil, eram eles os profundos conhecedores daquela região, os índios se adaptaram muito bem ao trabalho com o gado.
A pecuária se moldou sob as bases da economia do açúcar, os bois eram utilizados para o transporte da cana, eles foram se reproduzindo rapidamente e passaram a ocupar o espaço do plantio da cana-de-açúcar. A partir de então, o gado foi sendo deslocado para o interior do Brasil. Lá ele teve condições de se reproduzir ainda mais rápido
A criação de gado produziu uma série de modificaçoes no que se refere à exploração do interior do Brasil. Essas modificações se consolidam a partir do século XVII. O gado era utilizado como animal de tração, ou seja, era um meio de transporte para os senhores de engenho. A pecuária se desloca por vários pontos do Brasil, de norte a sul.

Agora responda

1. (Cesgranrio) A pecuária, apesar de ter desempenhado importante papel na ocupação de determinadas áreas do território brasileiro, conservou seu caráter complementar na economia colonial especializada para a exportação, disso decorrendo:
a) seu equilíbrio em relação às atividades agrícolas e extrativas na ocupação efetiva do território.
b) sua subordinação ao capital comercial europeu.
c) a exportação da produção de abastecimento, o que gerou, superávit no comércio colonial.
d) a direção estatal da metrópole sobre a pecuária por força do monopólio régio sobre o sal e a carne.
e) constantes crises de abastecimento dos alimentos, cuja produção era preterida pelas culturas de exportação.


2. (Espm 2011) As primeiras atividades econômicas praticadas pela colonização portuguesa no Brasil tiveram por cenário apenas o litoral do leste-nordeste brasileiros, sem que de modo sensível penetrassem no vago e misterioso sertão, ainda ocupado por tribos selvagens. Determinava essa situação o desinteresse econômico por qualquer tentativa de fixação de povoadores em regiões mais afastadas do mar. Assim enquanto sob os Reis Filipes penetravam os Vicentinos pelo sul na caça ao índio, ao mesmo tempo em que se sucediam as conquistas litorâneas em todo o nordeste, a solução encontrada para o povoamento do sertão forneceu-a (.......), atividade econômica essencialmente fixadora de população, mesmo escassas.
(Hélio Viana. História do Brasil)

O texto e o mapa referem-se a:

a) criação de gado;
b) busca de drogas do sertão;
c) produção de algodão;
d) extração de borracha;
e) cultivo de tabaco.

3. (Ufba 2010) Salvador e o Recôncavo dependiam do sertão. Salvador necessitava da carne que o sertão fornecia. Carne, couro e sebo eram usados na cidade e no campo, e os engenhos precisavam igualmente de bois para o transporte, muitos também como força motriz. Grandes boiadas percorriam, às vezes, sessenta quilômetros por dia, com destino às feiras na orla do Recôncavo, onde um ativo comércio tinha lugar. A primeira dessas feiras foi Capoame, estabelecida por Francisco Dias d’Ávila em 1614. Localizada na paróquia de Santo Amaro de Ipitanga, próxima à atual Camaçari, a feira, realizada às quartas, prosperou e permaneceu a mais importante até a ascensão da feira de Santana, a “Princesa do Sertão”, na década de 1820. Na década de 1720, o couro tornou-se importante produto de exportação na Bahia. A frota de 1735, por exemplo, transportou 180861 meios de sola e mais de 11 mil peças de couro cru. Além disso, a indústria de fumo de Cachoeira dependia do couro para embalar os rolos e, assim, havia também uma demanda constante dentro da própria capitania pelo couro do sertão.
(SCHWARTZ, 1995, p. 88).

Considerando-se o texto, que trata sobre um dos aspectos da economia do Brasil Colonial — as atividades agropecuárias — e os conhecimentos sobre o tema, pode-se afirmar:
01) A marcha do povoamento, nas terras do Brasil, nos séculos XVI e XVII, aconteceu com o deslocamento dos currais existentes no sertão em direção aos grandes centros urbanos do litoral.
02) As feiras de gado, referidas no texto, se estabeleceram em momentos históricos diferentes, mas ambas foram responsáveis pelo povoamento e pela fixação de núcleos urbanos na Colônia.
04) Os currais construídos no Vale do São Francisco garantiram, no século XIX, o intenso contrabando de africanos escravizados na fase posterior à Lei Eusébio de Queiroz.
08) A produção de couro e derivados na Bahia esteve destinada ao mercado metropolitano e ao mercado interno, como atividade complementar da economia colonial.
16) A Vila da Cachoeira, situada no chamado Recôncavo Sul da Bahia, além da produção de fumo, também atuou como polo da produção açucareira e ponto de partida para a penetração no sertão.
Soma:

4 (Fuvest 2009) A criação, em território brasileiro, de gado e de muares (mulas e burros), na época da colonização portuguesa, caracterizou-se por:
a) ser independente das demais atividades econômicas voltadas para a exportação.
b) ser responsável pelo surgimento de uma nova classe de proprietários que se opunham à escravidão.
c) ter estimulado a exportação de carne para a metrópole e a importação de escravos africanos.
d) ter-se desenvolvido, em função do mercado interno, em diferentes áreas no interior da colônia.
e) ter realizado os projetos da Coroa portuguesa para intensificar o povoamento do interior da colônia.

5. (Ufv 2002) Comparando a atividade cafeeira com a atividade açucareira, no Brasil na primeira metade do século XIX , pode-se afirmar que:
a) as duas atividades, pela sua localização, incrementaram o comércio, as cidades regionais, a indústria nacional e a construção de ferrovias.
b) as duas atividades basearam-se na grande propriedade monocultora, na mão de obra escrava e na utilização de recursos técnicos rudimentares.
c) a primeira concentrou-se inicialmente no oeste paulista, apesar de a região não possuir relevo e solos adequados ao cultivo.
d) na segunda, por se tratar de uma cultura temporária, havia um custo menor de instalação desde o plantio até a sua transformação.
e) a primeira usou as colônias de parceria como forma de suprir a escassez de mão de obra, desde as primeiras áreas cultivadas no período colonial.

6. (UEL-PR) No Brasil colônia, a pecuária teve um papel decisivo na
a) ocupação das áreas litorâneas
b) expulsão do assalariado do campo
c) formação e exploração dos minifúndios
d) fixação do escravo na agricultura
e) expansão para o interior

Letra E. Não tendo um controle específico na criação de gado, a pecuária colonial permitiu que outras áreas do interior fossem economicamente exploradas e alvo de ocupação humana. Além disso, devemos salientar que o uso exclusivo das terras litorâneas para a economia açucareira também foi outro fator de peso para que a pecuária acabasse se atrelando ao processo de interiorização experimentado na época

7. Espm) As primeiras atividades econômicas praticadas pela colonização portuguesa no Brasil tiveram por cenário apenas o litoral do leste-nordeste brasileiros, sem que de modo sensível penetrassem no vago e misterioso sertão, ainda ocupado por tribos selvagens. Determinava essa situação o desinteresse econômico por qualquer tentativa de fixação de povoadores em regiões mais afastadas do mar. Assim enquanto sob os Reis Filipes penetravam os Vicentinos pelo sul na caça ao índio, ao mesmo tempo em que se sucediam as conquistas litorâneas em todo o nordeste, a solução encontrada para o povoamento do sertão forneceu-a (.......), atividade econômica essencialmente fixadora de população, mesmo escassas. (Hélio Viana. História do Brasil)

O texto refere-se a:

a) criação de gado;
b) busca de drogas do sertão;
c) produção de algodão;
d) extração de borracha;
e) cultivo de tabaco.

1-E....... 2- A...... 3- 26....... 4-D....... 5-B.......6-E

2 comentários: