Regionalização Mundial - t. 3000. 3001 e 3002

1.(UECE) A respeito do “subdesenvolvimento”, é correto afirmar que:
a) O subdesenvolvimento é uma situação socioeconômica caracterizada por dependência econômica e grandes desigualdades sociais.
b) Antes de serem países desenvolvidos, Inglaterra, França, Bélgica e Alemanha passaram pelo subdesenvolvimento.
c) Neste final de século, a principal contradição da ordem mundial é o conflito leste-oeste, isto é, entre os países ricos e os países pobres.
d) As disparidades socioeconômicas entre os países surgem com as grandes navegações ( séc.XV-XVI), daí se formando os países subdesenvolvidos.


2. (FATEC – SP) Os países subdesenvolvidos constituem a periferia do sistema capitalista internacional. Neles dominam grandes desigualdades sociais e forte exploração de mão-de-obra. A riqueza e os elevados padrões de vida do centro ( países desenvolvidos) são em boa parte garantidos pela dependência e descapitalização da periferia. O texto permite-nos afirmar que:

a) Esses países caminham para uma igualdade de condição em relação aos países capitalistas desenvolvidos.
b) Esses países do centro do capitalismo internacional.
c) Países pobres são responsáveis pela manutenção dos elevados padrões de vida da população dos países ricos pela ordem econômica estabelecida entre países centrais e periféricos.
d) Países desenvolvidos, por meio de apoio financeiro e programas de desenvolvimento, auxiliam os países capitalistas periféricos a superar as condições de atraso econômico.

3) Sobre as classificações dos países quanto ao nível de desenvolvimento , considere as seguintes alternativas :

I) A pertinência da divisão do mundo em três grupos ( Primeiro Mundo , Segundo Mundo , Terceiro Mundo)é hoje bastante questionada: de um lado, o surgimento dos Países Recentemente Industrializados tornou o chamado Terceiro Mundo muito heterogêneo; de outro lado , a crise do bloco socialista fez com que os países que o integravam passassem a ser , em sua maioria, “economias de transição “, o que desatualizou o conceito de Segundo Mundo.

II) Atualmente, está sendo amplamente utilizada a seguinte classificação : países desenvolvidos, países em desenvolvimento e países subdesenvolvidos.

III) Dentre as características dos países desenvolvidos , encontram-se as seguintes: alto desenvolvimento tecnológico, participação efetiva dos setores secundário e terciário na economia , renda per capita elevada , distribuição de renda relativamente elevada.

Assinale a alternativa correta:
a) Apenas I é verdadeira.
b) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
d) Todas as afirmativas são verdadeiras.

4- São características de países subdesenvolvidos:

a) Grande desigualdade social; venda de produtos primários ou com baixa tecnologia agregada; de¬pendência tecnológica; superexploração do tra¬balho, que é altamente qualificado; igualdade perante a lei.

b) Dependência econômico-tecnológica; investimento na educação; presença exclusiva de empresas nacio¬nais; oportunidade igual para todos; técnicas produ-tivas inovadoras; diálogo com as diferentes camadas sociais; minoria das pessoas com baixa renda.

c) Ausência de uma democracia de fato; baixo in¬vestimento em educação; grandes desigualdades sociais; dependência econômico-tecnológica; as principais empresas são estrangeiras; ausência de diálogo entre as camadas sociais.

d) Confundir democracia com direito a voto e eleições livres; proliferação da corrupção; compra de produtos primários; exportação de produtos mais sofisticados.

5- ENEM A segunda edição da pesquisa Retrato das Desigualdades, realizada pelo instituto de Pesquisas Aplicada (IPEA) e pelo fundo de Desenvolvimento das nações Unidas para a Mulher (Unifem), aponta que, na parcela de 10% dos mais pobres da população brasileira (dentro do total de 30,2% de pobres), 71% são negros. Entre os 10% mais ricos, os negros são 18%. De acordo com Luana Pinheirom coordenadora da pesquisa, ´´há um embraquecimento da população conforme se sobe na pirâmide social``. Dentre as explicações para o fato destacado acima, encontramos inúmeras razões históricas e geográficas.
Aponte a opção que indica, respectivamente, uma causa e uma conseqüência do problema mencionado:
a) Conflitos raciais violentos e aprofundamento do preconceito,
b) Desigualdade de oportunidades e redução do preconceito
c) Desníveis educacionais e desigualdades de oportunidades,
d) Políticas governamentais de inclusão social e aumento da segregação socioespacial.
6. . UERJ 2011



As diferenças entre a reparação dos efeitos das catástrofes ocorridas no Japão e no Haiti estão relacionadas, respectivamente, a:

a) desenvolvimento tecnológico – IDH baixo
b) mão de obra qualificada – economia de base agrícola
c) centralismo estatal – recursos internacionais escassos
d) distribuição equilibrada de renda – criminalidade elevada

7- ( UFES)

CONFLITO NORTE X SUL



A figura apresenta a divisão atual do mundo em dois principais conjuntos, sob o ponto de vista das desigualdades socioeconômicas: Norte desenvolvido e Sul subdesenvolvido.
È correto afirmar que nos países do Norte desenvolvido:

A.) Existe uma distribuição eqüitativa entre a população rural e a população urbana, e a sociedade de consumo é altamente expressiva.
B.) O setor primário é altamente avançado tecnologicamente e ocupa uma posição de destaque na economia.
C.) A economia está na vanguarda da revolução técnico-científica e os setores de ponta da tecnologia são gerados e aplicados com mais intensidade.
D.) O setor secundário da economia substitui o setor terciário como o grande gerador de empregos e rendimentos.
E.) Existem áreas de emigração que são expressivas no contexto mundial.

8. (UEL/) O IDH ( Índice de Desenvolvimento Humano) é elaborado considerando-se dados sobre a longevidade, PIB ( Produto Interno Bruto ) per capita, grau de escolaridade e poder de compra de uma população. Varia de 0 a 1, sendo que os valores mais próximos a 1 indicam melhores condições de vida.
Sobre o assunto, considere as afirmativas:
I.) Trata-se de um índice que oculta a qualidade de vida de uma população por relacionar fenômenos independentes.
II.) Trata-se de um índice que explicita as desigualdades sociais em diferentes escalas, pois combina indicadores de desenvolvimento social.
III.) Trata-se de um índice que oculta a existência de políticas públicas voltadas a melhoria da saúde, distribuição de renda e nível de escolaridade.
IV.) Trata-se de um índice que oculta diferenças interpessoais, pois resulta de cálculos obtidos a partir de médias.

Assinale a alternativa correta:
a.) Apenas as afirmativas I,II e III estão corretas.
b.) Apenas as afirmativas I,II e IV estão corretas.
c.) Apenas as afirmativas II,III e IV estão corretas.
d.) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
e.) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

9. (UFRN/2004) O texto abaixo ressalta atributos básicos para o desenvolvimento humano.

A razão de ser desenvolvimento é o ser humano, que o gera. Por isso,o desenvolvimento deve ter três atributos básicos: desenvolvimento das pessoas [...] desenvolvimento para as pessoas [...] e desenvolvimento pelas pessoas.
(Programas das Nações Unidas para o desenvolvimento.
Disponível em www.undp.org.br/desen.htm-acesso em 18/8/2003)

Para a ONU, o tipo de desenvolvimento que contempla esses atributos é denominado de Desenvolvimento Humano Sustentável, direcionando, entre outras ações, para:

a.) Promover o crescimento econômico e diminuir as desigualdades socioeconômicas entre os países e os grupos sociais, evitando a degradação ambiental.
b.) Efetivar um modelo de crescimento baseado no uso intensivo de matérias-primas e na industrialização de bens de consumo.
c.) Promover a concentração da riqueza e incentivar a preservação ambiental, propiciando o consumo de bens e serviços ás populações subdesenvolvidas.
d.) Efetivar a apropriação da natureza com vistas ao modelo de crescimento econômico que garante a melhoria das condições de vida nas sociedades de consumo.
10)
O amigo da Mafalda muda a posição do globo terrestre e com isso demonstra para ela que:
I - os países subdesenvolvidos não perderão mais suas idéias para os países desenvolvidos.
II - a Terra não tem cabeça nem pés e que podemos colocar no globo terrestre, por convenção, qualquer lugar na parte de "cima".
III - as posições e a distribuição dos países e continentes que dominam a imaginação mundial podem ser mudadas.
IV - podemos virar o globo de "cabeça para baixo" e fingir que nós do hemisfério sul é que estamos de "cabeça para cima".
Assinale:
(A) Se somente as afirmativas I e II estão corretas.
(B) Se somente as afirmativas III e IV estão corretas.
(C) Se somente as afirmativa I, III e IV estão corretas.
(D) Se somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
(E) Se as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.




(UFF) Sobre a noção de “subdesenvolvimento” utilizada para caracterizar os países capitalistasdo Terceiro Mundo, é correto afirmar que:

I - Corresponde a uma situação de inferioridade em que se encontram os países que estão atrasados dentro do processo de desenvolvimento capitalista, mas que com o tempo irão alcançar a condição de países desenvolvidos.
II - é um conceito que se utiliza para identificar sociedades com grandes desigualdades sociais e dependência externa muito acentuada, principalmente em relação ao endividamento externo.
III - Indica um estágio da economia e do desenvolvimento da sociedade em países com baixas rendas “per capita” e baixos índices de urbanização, nos quais a maior parte da economia provém do setor primário.

Assinale:
a) se somente a afirmativa I for correta.
b) se somente a afirmativa II for correta.
c) se somente as afirmativas I e II forem corretas.
d) se somente as afirmativas II e III forem corretas.
e) se todas forem corretas.

1- A 2- C 3- D 4- C 5-C 6-A 7-C 8-E


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